Adunisinos existe desde 14 de outubro 1978, quando foi fundada por colegas que se preocuparam em abrir caminhos ao diálogo, à negociação e à democracia dentro da Unisinos.

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Confira todas informações sobre a primeira edição do Ciclo de Debates de Direitos Humanos promovido pela ADUNISINOS





O século XXI tem apresentado à humanidade uma série de conflitos relacionados a Direitos Humanos. Diante dos desafios com os quais a comunidade global convive atualmente, um dos papéis da academia é contribuir para as discussões, oferecendo novos olhares às questões que afetam as pessoas no mundo inteiro, diariamente. 

Com esse propósito, foi idealizado o Ciclo de Debates de Direitos Humanos ADUNISINOS, cuja primeira edição se inicia no próximo dia 14 de junho. O evento é uma parceria entre a Associação dos Docentes da UNISINOS com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

A inauguração trará a mesa intitulada “Democracia e Direitos Humanos no início do Século XXI”, que será ministrada pelo professor Benedito Tadeu César. Doutor em Ciências Sociais, Benedito Tadeu César é docente aposentado da UFRGS, dedicou-se a projetos ligados à defesa da democracia no Brasil e, atualmente, atua como coordenador da Rede Estação Democracia. Ao seu lado, estarão presentes como debatedores a defensora pública do Rio Grande do Sul Cristiane Johann, mestranda em Educação na UNISINOS, e Solon Viola, professor da UNISINOS, autor do livro Direitos humanos e democracia no Brasil.



O debate terá início às 19h30min, no Laboratório Avançado de Tecnologias da Informação e Comunicação (LABTICS), que fica no campus da UNISINOS em São Leopoldo (Av. Unisinos, 950, bairro Cristo Rei). A participação é gratuita e contará com certificação de horas complementares. A inscrição será feita no local.

A segunda e terceira mesas do evento estão marcadas para os dias 9 de agosto e 13 de setembro e terão como tema, respectivamente, “Conhecimento e ciência e os tempos futuros” e “Crise ambiental e ativismo dos povos originários no sul global: perspectivas indígenas em tempos de Antropoceno”. Mais informações sobre esses encontros serão divulgadas em breve.

A primeira edição do Ciclo de Debates de Direitos Humanos ADUNISINOS conta com o apoio da Universidade do Vale do Rio do Sinos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Leopoldo, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, do Conselho Municipal de Direitos Humanos de São Leopoldo, do Movimento Nacional de Direitos Humanos e da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário