Adunisinos existe desde 14 de outubro 1978, quando foi fundada por colegas que se preocuparam em abrir caminhos ao diálogo, à negociação e à democracia dentro da Unisinos.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Primeira mesa do Ciclo de Debates de Direitos Humanos problematiza a democratização do acesso aos direitos humanos



Da esquerda para a direita, Cristiane Johann, Raphael Campos, Benedito Tadeu César e Solon Viola 

O primeiro encontro do Ciclo de Debates de Direitos Humanos, promovido pela ADUNISINOS, em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, foi realizado na noite de quarta-feira (14/06), no Campus da UNISINOS, em São Leopoldo. Para abrir os trabalhos, a mesa Democracia e Direitos Humanos no Século XXI discutiu o contexto atual dos direitos humanos tanto em nível nacional quanto global, recuperou momentos importantes para a constituição dos conceitos de direitos humanos estabelecidos atualmente e problematizou a efetivação desses direitos para a totalidade das pessoas que formam as sociedade. Confira o evento completo no YouTube.

Na mesa estava presente o cientista político e professor aposentado da UFRGS Benedito Tadeu César, que ministrou uma palestra de pouco mais de 40 minutos, e os debatedores Cristine Johann, defensora pública do Rio Grande do Sul, e o professor da UNISINOS Solon Viola, autor do livro Democracia e direitos Humanos no Brasil. Como mediador atuou o presidente da ADUNISINOS, Raphael Leite Campos, que abriu o evento com um breve discurso ressaltando o caráter de constante construção do conceito de direitos humanos.

César iniciou sua fala fazendo um apanhado de momentos-chave da história em que se consegue identificar o estabelecimento de direitos humanos, muito antes de esse conceito existir. Citou os primeiros códigos sociais, códigos religiosos, constituições de estado entre outros pactos políticos onde se identifica o reconhecimento de outrem e, consequentemente, de que esse indivíduo teria direitos iguais perante esses pactos.
Professor Benedito Tadeu César

Após, o professor definiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização Mundial das Nações Unidas como uma consequência da transformação dos modos de produção, voltada para resguardar direitos individuais e de propriedade Em seguida, descreveu como crise de direitos humanos no final do século XX e início do século XXI o reacionarismo dos grupos até então dominantes em relação a ascenção dos grupos antes considerados minoritários, citando mulheres, negros, gays entre outros.

Cristiane Johann, defensora pública

Na sua vez, a defensora pública Cristiane Johann enfatizou os horrores promovidos pelo nazifascismo durante o período da Segunda Guerra Mundial, que provocou os governantes globais a promulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Citando partes do deste texto e da Constituição Federal Brasileira de 1988, ela destacou aquilo que aparece como direitos humanos nesses documentos, problematizando a formação de um estado de bem-estar social em um modelo neoliberal, que, segundo seu entendimento, é calcado em um cenário de constante competição entre as pessoas.

Solon Viola, professor da UNISINOS

Solon Viola explicou como a dualidade de bem e mal é uma constante nos tensionamentos dos direitos humanos na modernidade, e de que o combate ao mal é usado como justificativa para o ataque aos direitos do outro, por meio de uma soberania constituída em cada época. Para finalizar, expressou a opinião de que a comunidade global precisará, em breve, rediscutir seus ideais de direitos humanos, estendendo esses conceitos a questões ambientais, comunidades ainda isoladas da globalização, populações economicamente à margem nos grandes centros urbanos, entre outros.

O próximo encontro será realizado em 9 de agosto, também às 19h30min e no mesmo local, o LABTICS, no Campus da UNISINOS em São Leopoldo. O tema será Conhecimento e ciência e os Tempos Futuros, que contará com a palestra da professora da UNISINOS Maria Eduarda Giering e terá como debatedores Paulo Carbonari e Raphael Leite Campos.

Confira como foi o evento



Nenhum comentário:

Postar um comentário