Adunisinos existe desde 14 de outubro 1978, quando foi fundada por colegas que se preocuparam em abrir caminhos ao diálogo, à negociação e à democracia dentro da Unisinos.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Adunisinos, Sinpro-RS e colegiado da Reitoria da Unisinos reunem-se para tratar do processo de descontinuação dos PPG’s

Dando prosseguimento a nossa atuação por condições mais dignas e justas para professores e alunos cujos Programa de Pós-Graduação (PPGs) estão em processo de descontinuação, na segunda-feira (15/05), a direção da Adunisinos, representada pelo presidente, Raphael Campos, participou de uma reunião com o colegiado da Reitoria, juntamente com o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro-RS). No encontro, foram discutidos assuntos referentes à regra de cálculo da rescisão para os docentes dos PPGs em descontinuação, como ficará a distribuição de carga horária para esses professores, a possibilidade de ser realizado um Plano de Demissão Voluntária (PDV) e a situação das turmas de ensino à distância (EAD) que excederam o número máximo de alunos estipulado no Acordo Coletivo de Trabalho.

Representando o colegiado da reitoria, estiveram presentes o procurador Dr. Felipe Barcarollo, Sandra Lissot, gerente de gestão de pessoas, Gisele Spricigo, gerente financeira, e Laura Habckost Dalla Zen, da Unidade Acadêmica de Educação On-line. Pelo Sinpro-RS, estiveram presentes o diretor, Marcos Fuhr, a professora. Beatriz Sallet e o advogado Marcelo da Silva Ott.

A discussão acerca da distribuição da carga horária dos docentes que enfrentam o processo de descontinuação dos PPGs aos quais estão vinculados ocupou a maior parte do encontro. A Adunisinos defendeu, e continuará a pleitear, que a quantidade de horas reservadas para a pesquisa seja de ao menos 24 horas semanais, para que seja preservada a qualidade dos programas e para que os professores tenham um mínimo de motivação e estabilidade, tanto financeira quanto de saúde mental, até o encerramento dos programas.

O colegiado da Reitoria sinaliza com a intenção de estabelecer em 8 horas/semana o mínimo de horas para as atividades de pesquisa, conforme for ocorrendo a diminuição da quantidade aulas e de orientandos na pós-graduação ao longo dos próximos semestres. No entanto, mesmo com essa aparente diminuição na carga de trabalho, entendemos que esse tempo é insuficiente para a realização das atividades de pesquisa, produção científica e para a execução dos projetos de pesquisa. Ou seja, a medida demandará dos professores horas de trabalho extra e não remuneradas. O Sinpro-RS, em sua representação, sugeriu um meio termo, propondo 16 horas/semana como mínimo. Nada foi deliberado em relação a esse tema.

Sobre os outros tópicos que afetam a situação dos professores dos PPGs em descontinuação também não ocorreram deliberações. Em relação a situação das rescisões, foi exigido que a base de cálculo adotado considere a carga horária de 40 horas/semanais, já que essa foi a condição na qual os docentes ingressaram na universidade. Sugeriu-se ainda que a Unisinos instaure um Plano de Demissão Voluntária (PDV), mas o colegiado afirmou que, devido à crise financeira que a instituição atravessa, não há como executar esse tipo de ação.

Por fim, sobre a questão do EAD, foi explicado que, em setembro, houve um erro na oferta de vagas, e isso provocou a inclusão de mais alunos do que foi definido no Acordo Coletivo de Trabalho. Então, afirmou-se que será feita a remuneração dos professores conforme o excedente.

Em relação a outra pauta referente ao EAD, sobre a carga horária remunerada de preparação das aulas, solicitou-se que fossem revistas a remuneração da hora/atividade, pois a tarefa dos docentes de preparação das aulas ao vivo demandam muito trabalho. Por parte do colegiado, alegou-se que o docente recebe durante todo o semestre um cálculo sobre 2 horas, porém só trabalha em um bimestre, sendo assim, a remuneração já estaria contemplada, compensando o esforço de preparação para a aula online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário