Adunisinos existe desde 14 de outubro 1978, quando foi fundada por colegas que se preocuparam em abrir caminhos ao diálogo, à negociação e à democracia dentro da Unisinos.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Coletivo de Docentes e Discentes dos PPGs em descontinuação é formado junto com a ADUNISINOS.

 A Unisinos decidiu, infelizmente, a partir de Julho de 2022, descontinuar 13 programas de pós-graduação. O processo foi feito de forma obscura, sem esclarecer os critérios para essa descontinuação. Programas com excelência acadêmica e com sustentabilidade financeira também foram descontinuados.

 Além das demissões de 30 professores ainda em 2022, foi realizado um acordo coletivo que impacta na redução de carga horária de docentes de PPG’s que, além de precarizar as condições de trabalho, obriga os docentes pesquisadores a estagnar sua carreira acadêmica e suas pesquisas. Ainda, precariza a formação discente, podendo haver troca de orientadores e de pesquisas, consequentemente.

 Não há um fórum de interlocução com os docentes, nem discentes sobre esse processo de descontinuação. Foi avaliado e aprovado no CONSUN um plano de descontinuidade, o qual projeta a redução da carga horária semestre a semestre (sem critérios técnicos) e impede os pesquisadores de registrar novos projetos de pesquisa.

 A nova condição de trabalho não contempla a produção de conhecimento. Se aplicados os novos critérios elaborados pela Administração da Universidade sem qualquer participação das partes, os docentes serão reduzidos a orientadores-tutores sem ter condições de exercer as atividades amplas que envolvem ser pesquisador e a ambiência de um programa de pós-graduação. Vale destacar que a função de orientação decorre justamente da sua atuação como pesquisadores. Até que a Unisinos decida demitir, ou o último discente se formar, os professores serão obrigados a desistir da carreira acadêmica. Isto é ainda mais grave nos casos de professores com editais e captações de recursos no seu CPF e que contaram com a anuência e compromisso da Unisinos na garantia das condições para a entrega dos resultados previstos. O mesmo vale para os professores com bolsa produtividade.

 A carga horária de um professor do PPG descontinuado consiste em  16 horas na graduação e 24 horas de atuação nos PPGs stricto sensu.  Dentro dessas 24 horas, na nova distribuição decidida de cima para baixo, apenas 4 correspondem à pesquisa e esse número não contempla o que se entende como a produção do conhecimento científico: coletas e análise de dados, reuniões de equipe, elaboração de papers para os congressos  e  escrita de artigos,  participação em eventos científicos com apresentação de comunicações e coordenação de grupos de trabalho, participação nas  organizações da sociedade civil e colegiados públicos com a finalidade de divulgar os resultados de pesquisa gestão de equipe de pesquisa formada por discentes (de iniciação científica e muitas vezes orientandos do PPG) e parceiros nacionais e internacionais, além da própria condução da pesquisa em suas múltiplas etapas (elaboração dos instrumentos, idas a campo, análise da dados e produção teórica decorrente, etc.). Ou seja, essa redução literalmente acaba com a pesquisa e com  isso impacta na qualidade da formação, a qual foi um compromisso assumido publicamente pela Unisinos, inclusive amplamente disseminado como carta aberta nos principais meios de comunicação regionais.. 

 Esse cenário está desestimulando os estudantes, criando um clima péssimo e provocando desistência dos cursos. No futuro próximo, se o rumo não for mudado, os alunos deverão sofrer trocas de orientadores.

 Contra essa forma nada democrática de gerir o processo de descontinuação, em que nem mesmo os coordenadores dos PPGs são informados tampouco incluídos nos debates sobre como prover as condições do trabalho docente para a garantia da qualidade da formação acadêmica, formou-se um coletivo de docentes dos PPGs descontinuados. A finalidade deste coletivo é buscar um canal de diálogo com a direção da Universidade com docentes, coordenadores dos PPGs e discente dos cursos, visando contribuir para a garantia dos compromissos assumidos pela Universidade com a comunidade científica e com os orgãos de fomento, compromissos estes que são materializados através da prática docente. Esse coletivo foi formado no dia 27/03/2023, após reunião chamada pela Associação dos Docentes da Unisinos - ADUNISINOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário