Adunisinos existe desde 14 de outubro 1978, quando foi fundada por colegas que se preocuparam em abrir caminhos ao diálogo, à negociação e à democracia dentro da Unisinos.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Carta de apoio à greve dos metroviários


A direção da Associação dos Docentes da Unisinos (ADUNISINOS) se solidariza com as trabalhadoras e trabalhadores da Trensurb, que deflagraram greve de 24 horas nesta segunda-feira (8/05). A paralisação reivindica que as deliberações do Acordo Coletivo de Trabalho, aprovado pela categoria em 6 de abril, sejam atendidas pela gestão empossada no governo do ex-presidente Bolsonaro.
O Sindimetrô-RS também luta contra a privatização da Trensurb. Desde que se instaurou o processo de transição para o mandato Lula-Alckmin, o assunto tem sido tratado pelo sindicato com representantes do governo federal e, surpreendentemente, a estatal segue presente no do Plano Nacional de Desestatização (PND).
A Trensurb é essencial para o deslocamento de docentes, discentes, técnicos administrativos e demais membros da comunidade da UNISINOS. Por isso, é do nosso interesse que melhore a qualidade do serviço, o que sabemos que não ocorrerá com a venda da empresa à iniciativa privada. Em São Paulo, por exemplo, a privatização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), assumida pela Via Mobilidade, resultou na precarização do atendimento, principalmente devido à compra de trens inadequados, que frequentemente estragam, prejudicando o dia a dia da população paulistana.
Entendemos que é necessária uma Trensurb pública, que valorize sua força de trabalho, amplie investimentos e melhore seu serviço. Também esperamos da estatal que cumpra com as reivindicações de suas trabalhadoras e seus trabalhadores, que são: paridade salarial, reajuste do vale-alimentação, revisão dos planos de carreira, manutenção do acordo de escalas, plano de saúde de qualidade e acessível a todxs, redução das Funções Gratificadas, extinção dos Cargos de Confiança e gestão democrática e transparente.
Nos colocamos à disposição para lutar junto com o Sindimetrô-RS e com as trabalhadoras e trabalhadores da categoria, para barrar a privatização e para que tenham atendidas as suas reivindicações. 

À luta até a vitória.

Contra a Privatização da Trensurb.
Por uma Trensurb estatal e sob controle das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Pelo cumprimento do ACT aprovado em Assembleia Geral.

Direção da Associação dos Docentes da Unisinos - ADUNISINOS



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário