Deu-se inicio às discussões sobre a renovação do Plano de Carreira Docente UNISINOS 2011, a primeira reunião aconteceu no último dia 19 de maio de 2011 as 18 horas na sede da ADUNISINOS.
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Bom era o tempo que professor de sala de aula era valorizado! Estamos cheios de planos de carreira inatingíveis e que só beneficiam a empresa, pois nunca ninguém consegue melhorar o seu padrão. Queremos um plano de acordo com a realidade de professor de sala de aula! Já!
ResponderExcluirEncontrar formas de valorizar os docentes horistas, suas participações em eventos, congressos, orientações de TCC, etc.
ResponderExcluirAnônimo disse...
ResponderExcluirA partir da reunião realizada na sede da associação a continuidade do debate remete a como inserir no Plano de Carreira uma valorização do professor dedicada à sala de aula. O plano de carreira está aí para ser tangível ou para que os docentes vejam nele um espelho do seu futuro na carreira universitária. Por isto precisamos trocar mais idéias e olhar o plano vigente para
objetivar esta proposição onde e como. A presença na mesa de negociação requer que nossa idéia aponta a forma de se operacionalizar alterando tais e quais aspectos do que está formulado. Isto é, a demanda precisa se especificada para não entregar na mão da
universidade o detalhamento. Para encontrar formas de valorizar os docentes horistas precisamos apontar dentro da lógica do plano o que e onde alterar para que as
participações em eventos conte pontos e quantos, os congressos e debates na instituição e fora dela, a organização de eventos na universidade mesmo que seja somente para os alunos, as orientações de TCC pontuam onde e quanto, entre outros aspectos a dimensionar. Ora, isto requer olhar o plano e apontar as mudanças almejadas.
Prof. Aloísio
Nós não podemos ter uma produção científica a altura para competir com outros porque sempre estamos em sala de aula. Quando nossa produção científica será reconhecida? Mais, quando poderemos ter uma produção científica decente? Sala de aula não é produção científica!! Aonde vamos acabar? Um plano de carreira que não dê chance ao horista de ter produção científica não é digno de ser assinado pelos professores!
ResponderExcluirSugestões de critérios para o plano de carreira. Estes critérios visam privilegiar a docência.
ResponderExcluir1 - tcc (atualmente 10 TCCs resultam 1 ponto) . Diminuir este nº de TCCs;
2 - aulas ministradas em curso de extensão;
3 - aulas ministradas em curso de especialização;
4 - monografias orientadas (Cursos de especialização)
5 - Capacitação docente que acontece no início de cada semestre;
6 - participação em congressos;
7 - participação em comissões, editais, etc. dentro da Unisinos
Penso que a percepção e interesses de quem está entrando e de quem já tem muitos anos Unisinos (mais de 15 anos) são bem diferentes. Vejo que o plano atual não é justo com os mais antigos porque não contempla a experiência; os esforços destes nos tempos difíceis; a versatilidade e readapatação aos novos tempos; enfim o comprometimento com a Instituição. Quanto aos novos, se entram aceitando as condições propostas pela Instituição, é porque ainda percebem como vantajoso fazer constar no seu CV o nome da Unisinos.
ResponderExcluirVejamos o que acontecerá com estes "novos" daqui há 10 ou 15 anos (talvez bem menos tempo do que isto) e como ficará a rotatividade de professores. A Gestão de Pessoas não pode administrar sem visão em perspectiva e muito menos ancorada apenas nas questões econômicas. Não se quiser ter excelência acadêmica! Por isso o Plano de Carreira, como outras ações desta área deveriam ser revistos.